sexta-feira, 29 de abril de 2011

Projeto Marcha em Defesa da Vida


     Marcha em Defesa da Vida: Esse é o nome do projeto que foi discutido por seus elaboradores, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Cruz, em 28 de abril. A Marcha visa a preservação do Rio Acaraú e também defende o consórcio do aterro sanitário, que será construído e atenderá todo Vale Acaraú. 
      Participaram na elaboração do Projeto os Executivos Municipais e padres de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú. 
     A Marcha será promovida no ano em que a Igreja Católica promoveu a Campanha da Fraternidade, cujo tema foi "Fraternidade e Vida no Planeta" que aborda a questão ecológica, com foco, sobretudo, nas mudanças climáticas.
      A Marcha do Vale tem como foco principal a defesa do Rio Acaraú, e tem como objetivo levar ao conhecimento dos problemas, desafios e iniciativas que envolvem a segunda maior Bacia Hidrográfica do Estado do Ceará. O Rio Acaraú percorre 27 Municípios, incluindo os dos elaboradores do projeto.
      A falta de cuidado tem mostrado consequências reais e alarmantes. O desmatamento do manguezal é um dos pontos mais críticos quanto à degradação e descaracterização da paisagem e da dinâmica desse ecossistema. A extensão do segundo maior rio do Estado é de 4.500km² e está ameaçado com poluições, assoreamentos, desmatamento do manguezal, etc.
     

Na imagem, a Plenária da Câmara Municipal de Cruz, na discussão do Projeto da Marcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário