quinta-feira, 21 de abril de 2011

Cursos técnicos são ofertados gratuitamente em Acaraú

     No Município de Acaraú, na região Norte do Estado, atualmente duas instituições públicas ofertam cursos técnicos. Esta modalidade de ensino de nível médio é orientada para a rápida integração do aluno no mercado de trabalho. Em média, o tempo de duração de um curso técnico transcorre em dois anos. A Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, do Governo do Estado do Ceará, oferta cinco cursos; e um campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) oferta quatro cursos técnicos.
     A Escola Marta Maria Giffoni de Sousa, antiga Escola Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, oferta cursos técnicos integrados, ou seja para a educação profissional de nível técnico, o aluno selecionado faz o curso técnico integrado ao ensino médio, obedecendo à opção de curso técnico feita no processo seletivo. Nesse caso, o aluno deve ter concluído o 1° ano de Ensino Medio, para assim cursar um dos seguintes cursos Técnicos: Aquicultura, Agronegócios (Fruticultura), Informática, Enfermagem, Turismo, assumindo também o desafio de promover a articulação do currículo do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho.
     O nome da unidade de ensino do Estado é uma homenagem à professora acarauense Marta Maria Giffoni de Sousa, que além de exercer o Magistério por longos anos na localidade, foi Coordenadora da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a que a escola que hoje possui seu nome é vinculada.
     Um campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), antigo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica, também oferta cursos técnicos em Acaraú: Aquicultura, Pesca, Construção Naval e Serviços de Restaurante e Bar. Os cursos técnicos ofertados pelo IFCE, diferentemente da Escola Profissional do Estado, são subsequentes, ou seja, exigem dos candidatos que apresentem certificado de conclusão do Ensino Médio. O ingresso dá-se por intermédio de exame de seleção, com provas de Conhecimentos Gerais e Redação e a seleção é semestral.
      As atividades da sede do IFCE no Município iniciaram em 2010 em espaços provisórios cedidos pela Prefeitura de Acaraú e, no início deste ano, já funciona no prédio próprio situado no antigo bairro Campo de Aviação, atualmente designado Mons. José Edson Magalhães. 

Na imagem, a Escola Profissionalizante Marta Maria Giffoni, em Acaraú (Foto: Divulgação)

Saiba Mais

Blog da Escola Marta Maria Giffone: informativoeeeptomazpompeu.blogspot.com 
Blog do campus do IFCE em Acaraú: ifce-acarau.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário